RECICLAR É MUITO MAIS SIMPLES DO QUE PARECE!

Você sabia que uma vez por semana, o caminhão exclusivo de Coleta Seletiva da COMLURB passa em sua rua para realizar a coleta?

Saiba o dia e o horário da coleta seletiva na sua rua: ligue 1746 ou acesse  http://www.rio.rj.gov.br/web/comlurb/exibeconteudo?id=4380174

Os caminhões levam os recicláveis coletados para as cooperativas e para as centrais de triagem, para que sejam classificados por tipo. Após, são vendidos às empresas recicladoras que os utilizam como matéria prima para a produção de novos produtos. Esses produtos voltam para as prateleiras do supermercado e a cadeia de consumo é abastecida sem prejuízos ao meio ambiente.

Não é necessário separar o material reciclável por tipo; basta ter duas lixeiras, uma para lixo comum e outra para o material reciclável.

Steffen indica: Coletor de pedal. Tampa com sistema de abertura/fechamento através de pedal, que promove a vedação do coletor evitando a dispersão de odores e a entrada de insetos, além de evitar os riscos de contaminação. Disponíveis em várias cores e capacidades, facilitando a separação do lixo comum do lixo reciclável.

LIXO COMUM

restos de alimentos, embalagens sujas, isopor e copos descartáveis

MATERIAL RECICLÁVEL

papel e papelão, vidro, plásticos e PET, latas de óleo e alumínio

A separação, por tipo de reciclável, fica por conta dos catadores das cooperativas credenciadas pela Prefeitura.  Assim, geramos emprego e renda, e o seu trabalho fica mais simples. Objetos cortantes devem ser embalados em papel jornal, evitando riscos à saúde do trabalhador. Não use sacos pretos para acondicionar seus recicláveis. Todo o material deve ser embalado em sacos plásticos transparentes ou translúcidos. Para garantir a qualidade dos recicláveis basta uma rápida lavagem. Mantenha papéis, papelão e tetra pak limpos e secos. Em caso de chuva não disponha seu material ao ar livre. A água degrada o material reciclável. Guarde-o para o próximo dia de coleta seletiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *